top of page
  • Foto do escritorRev.Dorgival Santos Silva

Fé Provada – Quando é preciso saber lidar com as bênçãos que recebemos de Deus

Bom dia à todos!!


Hoje, o ensinamento e o salmo foram direcionados para avaliarmos como anda a nossa fé, na adversidade e na prosperidade. Como ela é provada e se somos aprovados por Deus neste exame de fé.

A fé que passa por provas talvez até seja fé, mas, com certeza, é uma fé muito pequena, e é provável que continue diminuta enquanto não for testada. A fé nunca se desenvolve tão bem quanto na época em que as coisas estão todas contra ela: as tempestades são seu guia e os relâmpagos sua luz.


Fé provada traz experiência. Você não poderia acreditar em sua própria fraqueza se não tivesse sido forçado a atravessar os rios; e jamais teria conhecido a força do Senhor se não tivesse sido carregado por Ele no meio da enchente. Quanto mais exercitada nas tribulações, mais a fé cresce em consistência, segurança e intensidade. A fé é preciosa, e sua provação também.


Muitas vezes somos testados na fé quando estamos sozinhos, pois se tem a sensação de impunidade, como não tem ninguém vendo, quanto mais longe da família, da igreja, essa sensação aumenta mais. O mal sabe que quando você está longe de tudo e de todos é facilmente manipulável, mesmo o que aparentemente não tem maldade, ele consegue criar mais inocência ainda, isso faz com que a pessoa não sinta culpa, medo ou remorso.


Nessas ocasiões deve-se sempre pensar que mesmo estando escondido, e mesmo que aparentemente ninguém esteja observando, DEUS ESTÁ VENDO TUDO!!! SEMPRE!!!

Quando estiver sozinho, cuidado, abra os olhos, você pode estar tendo sua fé provada e nesta hora, espero que seja aprovado por Deus neste exame. Uma pessoa de fé é conhecida não pelos seus dons, mas pelos seus frutos, ou seja, aquilo que produzimos para abençoar os outros.


Enquanto isso, se você ainda não pode manifestar os frutos de uma longa experiência, agradeça a Deus por aquelas bênçãos que já tem; louve-O pela confiança já adquirida: caminhe de acordo com este preceito e você terá cada vez mais das bênçãos de Deus, até que sua fé remova montanhas e conquiste o impossível.


Uma das marcas do homem de fé é a maneira como doamos nossos talentos. Doar amor, perdão, misericórdia, finanças, etc., isto é uma prova de nossa fé.

Tudo o que semear hoje, vai colher amanhã infalivelmente, pois o Reino do Céu na Terra é movido pela constante semeadura de talentos.


Aqueles que sabem o que é fazer o bem e não o fazem, estão de alguma forma cometendo pecado. Pecado da omissão, do egoísmo. Na hora do sufoco, sempre temos tempo para tudo, para qualquer sacrifício, oramos mais, dedicamos mais às coisas de Deus, nos esforçamos nas práticas altruísticas de salvar o próximo, etc. Muitas pessoas quando estão sofrendo, fazem mil e um compromissos para merecer a graça de Deus, muitos ao receber milagres, empinam o nariz e se esquecem justamente daquele que o amparou, não vem mais a igreja como antes, esquecem os compromissos assumidos.


Quando você tem tudo, dinheiro, saúde, paz, mais tempo deveria ter para Deus, mais desejo de servir, tudo isto para ter proteção do Alto. Não é o dinheiro, posição ou bens que vão interromper sua gratidão a Deus, isto é mais uma prova de fé.


Tem pessoas que vão passar boa parte da vida sempre com atribulações, porque em virtude de seu alto grau de ingratidão, se melhorar desvia-se.


Muitos não retribuem as graças no nível que as recebem.


Quando você está sendo abençoado e reconhece que foi Deus que o levou aonde queria chegar e que lhe abriu as portas, entende a importância da retribuição.


É preciso saber lidar com as bênçãos que recebemos de Deus.


Muitos pensam que a maior prova de fé é lutar contra as forças do mal, contra a doença, a miséria e o conflito, mas entendo que a maior prova por qual passamos, é quando temos sucesso e prosperidade.


Nunca se esqueçam, é Deus quem nos abençoa !!!!


Podemos concluir que nossa fé é provada quando tudo é vitória, sucesso e prosperidade e se não nos esquecer mos de que foi Deus que nos abençoou, com certeza teremos sempre proteção.


Nenhuma flor exibe um azul tão adorável quanto aquelas que crescem ao pé das geleiras; nenhuma estrela brilha com tanto esplendor quanto aquelas que cintilam no céu polar; nenhuma água é tão doce quando aquela que brota em meio às areias do deserto; e nenhuma fé é tão preciosa quanto aquela que vive e triunfa na adversidade

Ao mesmo tempo, quando nossa postura é sincera, passamos uma imagem real de nossa fé. Muitos hipocritamente passam uma imagem do que não são, pois, dizem que tem fé, que seguem uma religião, mas o seu exemplo e resultado de vida é um horror, uma grande mentira, criam sempre mal estar entre as pessoas a sua volta, em sua casa, no trabalho, etc., e depois querem orientar ou cobrar uma postura diferente dos outros, mas não tem lastro para isso.


A nossa vida em casa, no trabalho, na sociedade em geral, é nosso testemunho. Nossa postura é o cartão de visita de nossa fé. Não adianta dizer que tem fé, não adianta ter uma posição na igreja, não adianta ter um titulo sacerdotal, pois as pessoas estão vendo e acima de tudo, Deus está observando nossa conduta, dentro e fora da igreja. Ministros que cobram demais normalmente fazem de menos.


Outro dia ouvi um relato de uma pessoa, onde um ministro disse que ela deveria se dedicar totalmente a Igreja, esquecendo sua casa, trabalho, família. Aí perguntei se esse Ministro ia todo dia a Igreja, ela me disse que não, apenas duas vezes por semana. Pensem bem, como cobrar algo das pessoas que você não faz, não oferece e não retribui quando recebe?


O nosso testemunho é o resultado do que semeamos em nossa vida. A nossa vida, diz quem somos. Nessa hora, sua fé também está sendo provada. Quando priorizamos as coisas de Deus, as coisas fluem com mais facilidade.


Numa escala de valores, onde colocamos nosso amor a Deus, nossa fé, nossa dedicação, nossa gratidão?


Quando você oferece o melhor de seus talentos a Causa Divina, você está priorizando Deus em sua vida, reconhece que Ele é o Senhor de tudo, com isso, suas necessidades essenciais são sanadas, mas, quando oferece o resto de seu tempo e de seus talentos, Deus não é essencial em sua vida.


Abram os olhos! Façam um exame de sua fé e nas provas, pergunte a Deus se você foi aprovado.


Graças a Deus e boa missão a todos !!!


Reverendo Dorgival



520 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page