top of page
  • Foto do escritorRev.Dorgival Santos Silva

PALESTRA CULTO MENSAL – 01/03/2009

Hoje, estamos buscando neste culto, direcionar nosso sentimento visando ampliar nossa dedicação nos lares.


Um ponto importante que ficou adormecido durante muito tempo, é a Reunião do Lar. Eu mesmo fui encaminhado para a Igreja numa Reunião do Lar.


No salmo de hoje, no primeiro trecho:

“ O meu lar é diminuto, mas, com a Graça de Deus, parece um pequeno paraíso!”

Quantas pessoas sonham em dizer essas palavras e devido a tantos sofrimentos pelos quais estão passando, ficam frustradas.


E qual o objetivo da Reunião do Lar?


No início, Meishu Sama ia de casa em casa, visitando doentes e sofredores, procurando minimizar o sofrimento das pessoas com toda sinceridade e vontade de salvá-los. Meishu Sama, nesse caminho, encontrou muitos obstáculos e dificuldades, opressões e incompreensões, mas, mesmo sozinho, levantou-se para seguir. E é essa vontade inquebrantável de Meishu Sama que precisamos seguir em nossas atitudes.


Nas RL, as pessoas aprendem mutuamente, expondo e ouvindo seus problemas e soluções, cria-se um ambiente franco e fraternal, desinibido, onde cada participante fala francamente sobre vários temas, conta experiências de fé obtidas com a prática dos ensinamentos, etc.


Com isso, muitas pessoas que estão passando por problemas, podem se identificar e de alguma forma colocar em prática muita coisa que foi exposta, adequando a sua realidade.


Nos estudos feitos nas RL, as pessoas despertam para o crescer espiritual ao ouvir sobre os ensinamentos de Meishu Sama e também a partir do momento que se dispõem a praticá-los.


Estas pessoas possuem sentimento de solidariedade e de amor ao próximo, e ao se tornarem conhecedoras da alegria de viver com uma fé sólida, se dispõem a encaminhar mais e mais pessoas para servir a Obra Divina, objetivo maior de nossa Igreja. Com isso, de uma RL, nascem várias, pois as pessoas começam a oferecer seu lar com este objetivo.


Muitas pessoas se consideram incapazes de amar. Se esperarem o amor chegar, talvez não consigam mesmo. Mas, se procurarem amar, procurarem conviver, mostrando amor esforçadamente, nascerá amor, criarão amor, desenvolverão amor.

É preciso ter vontade de criar amor, mas o amor mesmo é resultado do que se construiu. Não é a construção do amor, mas sim, o amor que é o resultado da construção. Inicialmente, basta ter vontade de construir algo; depois, construindo, é que se construirá também o amor.


Uma vez ouvi esta frase de um Ministro pioneiro: “Não foi a minha fé que construiu a Igreja; foi a Igreja que construiu a minha fé”.

Ninguém conseguirá ter, no início de uma construção, o mesmo amor que terá no fim. O amor será criado junto com a construção material.


É o mesmo princípio da fé no Johrei. No princípio não há fé, não há convicção, mas se tem vontade de ministrar Johrei, conforme vão sendo vistos os resultados, vai aumentando a fé no Johrei. Se a pessoa tem a fé inicial no Johrei, mas não pratica, espera ter convicção para ministrá-lo, nunca adquirirá verdadeira fé e convicção no Johrei.


È importante cada participante de RL procurar aprender juntamente com os demais, procurando a vontade de Deus em cada momento;

Como falamos de criar amor, o primeiro passo para amar o próximo, inicia-se com coisas pequenas, uma saudação, uma gentileza, uma flor. Não devemos pensar que na RL vamos aprender uma coisa grande. É praticando as pequenas coisas, mais próximas a nós, que poderemos obter grandes graças.


Nas RL, as pessoas aprendem sobre o auxilio mutuo e mesmo nisso, tem que começar com as pequenas coisas. Ajudar não por curiosidade, mas orando junto, todos se unindo para praticar o bem, não fazer a RL por obrigação, mas com a consciência de sua importância.

Já temos algumas RL agendadas e posteriormente aqui no mural serão colocados os endereços onde elas se realizarão. Quem tiver interesse e entendeu a importância pode procurar os Ministros e agendar.

Falando em Ministros, estou realizando entrevistas individuais com os Ministros, procurando conhecer melhor e entender melhor seus sentimentos, seus medos, seus sonhos.


Estou pedindo a todos eles que a partir deste mês de março, façam entrevistas com os senhores membros e freqüentadores.

Com isso, a força do amor de salvação, de oração, será ampliado e gostaria que todos pudessem ter essa oportunidade de conversar, abrir seu coração, confiando na pessoa que está a sua frente, mas não vendo a pessoa, mas procurando enxergar Meishu Sama materializado ao seu lado.


Alguns membros e ministros procuram o Superior para fazer comunicação e pedir orientação, mas outros não. A pessoa que tem vontade de se elevar, de salvar os outros, querendo saber algo para poder servir e orientar melhor procura seu Superior, seja como for, para pedir orientação.


Precisamos nos aprimorar, receber força espiritual através da comunicação. Quando recebemos orientação, não é para saber como resolver problemas, e sim aprender como raciocinar para criar meios de resolvê-los.


Quando o Superior tem conhecimento da purificação dos outros, pode pedir por eles diante do Altar. Por outro lado, se o Superior pedir pelas pessoas em purificação, nasce vontade de saber como elas estão passando. Sabendo do resultado, procura dar mais assistência.


Por isso que gostaria de compartilhar minha vivência diária, atendendo as pessoas, para com os Ministros, para que eles também cresçam e evoluam na sua missão, entendendo a importância de comunicar e buscar orientação.

A PACIÊNCIA E A COMPREENSÃO SÃO ESSENCIAIS PARA CRIAR E DESENVOLVER O TRABALHO EM EQUIPE.

EXERCITE ESTA CAPACIDADE!


Boa missão a todos e que tenham uma vida muito abençoada!


Vamos nos esforçar e procurar a vontade divina que se oculta por trás das coisas que nos cercam.


REVERENDO DORGIVAL



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page